Nossa história

A construção da ponte marca a realização de um antigo anseio das duas cidades, que até então faziam a travessia do rio por meio de balsas.

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Ponte Santo Tomé–São Borja

Por meio de um acordo firmado entre o Governo da Argentina e a República Federativa do Brasil, em 22 de agosto de 1989, os dois países decidiram construir uma ponte internacional sobre o rio Uruguai, conectando as cidades de Santo Tomé (Província de Corrientes) e São Borja (Estado do Rio Grande do Sul).

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Concessão à Mercovia e Obras (1996–1997)

A partir desse acordo, foi criada a Comissão Mista Argentino-Brasileira (COMAB), responsável por supervisionar e fiscalizar as obras contratadas.
A concessão foi vencida pela MERCOVIA S.A. em dezembro de 1995, iniciando-se o período de construção em janeiro de 1996 e concluindo-se em dezembro de 1997. A operação começou oficialmente em 1º de janeiro de 1998.

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Inauguração e Marco de Integração

As obras foram inauguradas em 9 de dezembro de 1997 pelos então presidentes da Argentina e do Brasil, Carlos Saúl Menem e Fernando Henrique Cardoso, simbolizando um marco de integração entre os dois países e o fortalecimento da infraestrutura regional.

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Inicio das operações da CS Rodovias Mercosul

A partir de 2 de dezembro de 2025, a CS Rodovias Mercosul assumirá a gestão do Centro Unificado de Fronteira (CUF) por um período de 25 anos, com foco na modernização, eficiência operacional e no desenvolvimento da região fronteiriça entre Brasil e Argentina.

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