A construção da ponte marca a realização de um antigo anseio das duas cidades, que até então faziam a travessia do rio por meio de balsas.
Por meio de um acordo firmado entre o Governo da Argentina e a República Federativa do Brasil, em 22 de agosto de 1989, os dois países decidiram construir uma ponte internacional sobre o rio Uruguai, conectando as cidades de Santo Tomé (Província de Corrientes) e São Borja (Estado do Rio Grande do Sul).
A partir desse acordo, foi criada a Comissão Mista Argentino-Brasileira (COMAB), responsável por supervisionar e fiscalizar as obras contratadas.
A concessão foi vencida pela MERCOVIA S.A. em dezembro de 1995, iniciando-se o período de construção em janeiro de 1996 e concluindo-se em dezembro de 1997. A operação começou oficialmente em 1º de janeiro de 1998.
As obras foram inauguradas em 9 de dezembro de 1997 pelos então presidentes da Argentina e do Brasil, Carlos Saúl Menem e Fernando Henrique Cardoso, simbolizando um marco de integração entre os dois países e o fortalecimento da infraestrutura regional.
A partir de 2 de dezembro de 2025, a CS Rodovias Mercosul assumirá a gestão do Centro Unificado de Fronteira (CUF) por um período de 25 anos, com foco na modernização, eficiência operacional e no desenvolvimento da região fronteiriça entre Brasil e Argentina.
Precisa entrar em contato com a gente? Aqui você encontra os canais certos para cada tipo de assunto. Para garantir um atendimento ágil, envie sua mensagem diretamente ao setor correspondente.
Preencha o formulário abaixo
RN 121, km 5,5
Centro Unificado de Fronteira
Santo Tomé – Corrientes, Argentina